Construção de arranjos musicais (instrumental e vocal) para todos os gêneros da música nacional e internacional, inclusive programações especiais para música eletrônica e suas vertentes.

O “maestro” moderno.
Materia do site  Homestudio

O produtor musical é, antes de tudo, um músico. Se for produzir música, como um CD ou uma trilha, vai realizar da forma mais completa o fazer musical. Reunir todas as idéias musicais de forma equilibrada num projeto, o que requer conhecimento de música.

A mixagem é a conclusão natural do arranjo. Quando um arranjador concebe o que os músicos vão tocar, ele está ‘ouvindo’ o resultado final com o “ouvido interno”, uma entidade interior que os músicos podem desenvolver. Na cabeça dele ou no ouvido interno existe um arranjo pronto, soando em todas as suas características. Depois de gravado todo o material, qual é o sentido de dispensar o arranjador, mandá-lo para casa exatamente na hora da mixagem? Quem vai mixar? Alguém que nunca ouviu a música ou o arranjador?

“Arranjo bom, mixagem fácil!” Essa frase genial me foi dita pelo P.H. Castanheira, produtor musical da TV Globo. De fato, se você cria um arranjo imaginando como vai soar ‘o todo’ e não ‘as partes’ e consegue imaginar o som correto, basta conhecer o básico da mixagem para chegar ao seu som. Mas se um iniciante quer usar todos os sons à sua disposição e põe todo mundo dobrando todo mundo, chegaremos ao fim de uma cansativa mixagem com um bololô sonoro.

O mais importante é conhecer a prática e a teoria musical, saber ler, saber escrever música. Porque quem sabe ler e escrever, sabe ouvir.

Quem pretende seguir a carreira de produtor musical precisa conhecer música a fundo, além do áudio. De certa forma, este é o ‘maestro’ moderno. É ele quem faz a música acontecer, nem que seus “músicos” sejam programas de computador. Sua orquestra pode ser um monte de sintetizadores na tela do PC. Ou músicos e seus instrumentos à espera dos seus microfones. Não importa. Sem noções fundamentais de música, o trabalho fica insosso, o som insatisfatório.